Hoje vim falar de um assunto que já foi citado em vários blogs e rede sociais, e até mesmo em conversa entre amigos e familiares: VALORIZAÇÃO (em letras maiúsculas para ver se fixa na cabeça de uma vez).
Valorizar algo ou alguém não é só coisa de gente inteligente, como também de coração. Valorizar algo ou alguém não é só ético como nobre.
Fazer alguns trabalhos por permuta no começo faz parte para o processo de aprendizado e/ou divulgação. Isso quando a pessoa que recebeu seus serviços tem a delicadeza e a decência de divulgar ou dar crédito ao seu trabalho, caso o contrário, fuja de gente assim. Pese seu trabalho e pense que ele pode valer muito mais do que te oferecem. Alguns vão vim dizendo que esta apertado, que não tem dinheiro, mas você também não tem. Se tivesse dinheiro de sobra não estaria trabalhando mesmo que amasse o que faz, estaria fazendo apenas como hobby.
Meu tio trabalhou por mais de 10 anos em uma loja de marcenaria. Quando a loja fechou ele foi colocado para fora sem receber nada e sem carteira assinada. Ele teve que batalhar para comprar suas próprias maquinas que não é nada barata para no fim as pessoas preferirem comprar pelo dobro ou mais em lojas de nome só porque tem nome e divide de inúmeras vezes no cartão, mesmo chegando atrasado e na maioria das vezes se ter um grande estresse na entrega. Sem falar das pessoas que contratam o serviço dele e não pagam. Acham que ele paga o aluguel, água, luz e coloca a comida na mesa com um sorriso e muito obrigado?
O pior é que muitas vezes não é só os de fora que te desvaloriza, mas também quem está do seu lado, seja família ou amigos. Não é porque é amigo que você tem que fazer de graça, acho que é pelo contrário, por ser seu amigo ele que deve pagar por saber o quanto você precisa receber por isso. Sentem, conversem e vejam um preço que beneficiem ambos.
O dinheiro que você cobra por uma quantidade x de fotos, não é só por x fotos. É o dinheiro que paga seu transporte de ida e vinda, que paga suas horas trabalhando no local, que paga a pilha do seu flash, uma bateria extra, a vida útil da câmera; é o dinheiro que paga o seu tempo respondendo o orçamento, indo buscar as fotos impressas, montando o álbum ou gravando o dvd. Um desconto até vai, mas desvalorizar o seu trabalho nunca é um bom negócio. Vai por mim, isso te afeta financeira e psicologicamente, porque você se sente sem valor. Falo disso devido ao fato de já ter deixado e ter mesma me desvalorizado, ao permitir muitas coisas e ao fazer trabalhos de graça, mas percebi que apenas eu devo parar antes de atravessar a linha de limite entre a bondade e a burrice.
Como profissional não deixe que te diminua, pois quando isso acontece você não está só sendo desvalorizado como profissional, porém também como pessoa, pois sua profissão é o que você é, artesão, designer, desenhista, e etc.
Como cliente não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Tenha mais respeito pelo trabalho e dedicação do próximo. Compre de quem realmente faz e faz bem, pagando o justo por isso. Sempre dar crédito ao profissional do produto utilizado não é só de boa fé como seu dever como consumidor. Ser correto não dói.
