Image Map

terça-feira, 25 de março de 2014

Maquiagem Fotográfica




Certo que maquiagem comum é diferente de uma maquiagem fotográfica, mas como tirar foto é a febre do momento e deve ser por muito tempo, vale a pena também lançar mão em alguns cuidados para sair bem na foto, porque não importa se é na casa dos amigos, em buteco, evento ou editorial, com certeza haverá alguns clicks. Então vamos lá ver algumas coisas que sei sobre maquiagem fotográfica.
 A câmera ela é mais fiel a realidade, ela captura cores e coisas que a olho nu não vemos. Ouvi muitas vezes no estúdio clientes questionando na hora de selecionar as fotos para edição, daquele cravo que não se encontrava ali antes. Isso  porque tudo aparece! Cada poro, imperfeição e marquinha aparece muito mais em uma resolução grande, e ainda mais sob luzes de estúdio. Por isso tem que se ter um certo cuidado com a maquiagem porque ao mesmo tempo que ela pode ser a salvação para a foto ser mais natural,  ela poder também ser um desastre.

Acho o contorno e iluminação fundamental para devolver a dimensão ao rosto que às vezes fica apagado com as luzes do estúdio. Também acho válido para se usar independente de ser para fotografia profissional, porque é onde se pode corrigir a simetria do rosto, isso vez ou outra e para quem tem paciência.

Uma coisa que sempre me chama atenção em fotos é como a pele foi feita, tanto em fotos profissionais ou não. Vejo muitas fotos com rosto de pessoas muito branca e/ou parecendo que está suando. No fim ao editar uma foto eu tinha que interferir na maquiagem, e todo aquele tempo de contorno e iluminação foi jogando fora porque a noiva estava com o rosto todo brilhoso parecendo suor e dava um aspecto nada encantador na foto.

A Pele deve ter um perfeito acabamento, porém com efeito natural. Para fotografia, é de suma importância que a base não seja luminosa. Tem que ser mate ou que não seja muito hidratantes (exceção para pele muito seca). As que possuem fator de proteção, refletem a luz do flash nas fotos. Base HD é a mais indicada para  vídeos e fotografias. As bases devem ser do mesmo tom de pele.
Os corretivos iluminadores devem ser usados para efeitos de iluminação, em pontos estratégicos do rosto, com muito cuidado para não ficar com o efeito de suor citado antes. Por isso é bom levar o fotógrafo no dia de testar a maquiagem no salão para que possa fazer também um teste fotográfico. Para as que se maquiam em casa fazer o mesmo antes de sair de casa. Como toda mulher sou apaixonada por maquiagem e vira e mexe estou testando uma maquiagem e tiro fotos para ver como ficam antes de precisar usar para algum evento.

As sombras foscas são melhores para a fotografia. Mas isso não quer dizer que seja regra, ainda mais em fotografia editorial que o leque de cores e produtos são maiores. As sombras cintilantes são reflexivas, elas podem refletir outra cor que não é a sua, ou até mesmo dependendo da luz ficar um olho de cada cor, por isso a preferência pelas opacas. Se for usar glitter, aplique um glitter ultra fino. Partículas de glitter grande não dão efeito de brilho na foto, dão aparência de cacos de vidro ou areia nos olhos.
Para maquiar os olhos, lembre-se, quanto mais esfumado melhor. A não ser que seja intencional para alguma proposta de fotografia editorial ou artística.

A foto preto e branco no caso da maquiagem,  podem surtir efeito de traços mais profundos ou suaves. O batom vermelho, na foto ficará preto, tornando a foto expressiva e contraste fortes já um batom claro na mesma foto emite um resultado muito mais suave e romântico.

 Enfatizando que não sou nenhuma PHD em maquiagem. Se não curtiu ainda a fan page vá lá e curte. SMACK!